Em linha com a veia vanguardista que caracteriza a Instituição e o seu papel central na evolução digital do Padel, a Tiesports desenvolveu o algoritmo TARS (Tiesports Advanced Rating System), um processo de cálculo que pretende promover uma classificação justa e competitiva entre todos os jogadores. Em suma, este processo estritamente idealizado em solo português fornece uma medida real e precisa do nível da capacidade de cada atleta, compreendendo cada classificação individual entre os níveis 1 (menos desenvolvido) e 32 (mais desenvolvido). É o que explicamos ao detalhe de seguida.
Como funciona este algoritmo no Padel?
Em cada partida de Padel, o algoritmo determina uma pontuação para cada jogador. Como base inicial, são analisados múltiplos fatores como a expetativa de vitória, a ponderação de desempenho, o tipo de competição, a ponderação de resultado e a ponderação do parceiro (em duplas) com o intuito de garantir a precisão máxima em cada cálculo. Porém, é pertinente clarificar que somente as partidas realizadas nos 12 meses anteriores ao cálculo são válidas para atribuir a classificação a um jogador.
Como melhorar a classificação?
O atleta (ou dupla) com desempenho superior à expetativa do algoritmo terá uma subida da pontuação após a partida, contrastando com a diminuição da pontuação do adversário. Este, é o ponto basilar na determinação da evolução das suas classificações. De forma a subir na classificação, sugerimos alguns pré-requisitos que impactam o cálculo.
- Jogar bem – Garantir um bom desempenho é a maneira mais básica de melhorar uma classificação. É possível melhorá-la não vencendo uma partida, caso se vençam mais jogos do que o esperado num aglomerado;
- Jogar mais – Alimentar o algoritmo com mais jogos é a melhor forma de tornar a tua classificação mais fidedigna;
- Jogar diferente – Evitar jogar sempre contra os mesmos adversários é fundamental porque o algoritmo é especialmente preciso quando existe uma variedade elevada de oponentes.
Nota: O TARS precisa de tempo para atingir um estado mais preciso da real capacidade de cada atleta. Assim, é recomendável registar jogos com frequência e participar em torneios organizados na plataforma de forma a obter um resultado mais justo e realista.
Interessado(a)? Conhece a Tie Player 📲
Perguntas e respostas frequentes
Quando são atualizados os Ratings? 3 dias após cada partida, uma janela temporal que garante o registo e a validade dos jogos: Em torneios, esse processo é efetuado pelos responsáveis de prova; Em jogos particulares, são validados pelo(s) adversário(s) que confirma(m) os resultados (com um limite de 48 horas).
Se vencer alguém com um rating muito superior, subirei o meu? Sim. Na análise de cada partida , consideramos o rating do adversário a quem ganhaste e, ainda, a expectativa de vitória antes do jogo. Assim, uma expetativa de vitória menor (com uma maior diferença de Rating) contribuirá para a recolha de mais pontos em caso de vitória nesse confronto.
Se perder contra alguém mais forte, o meu rating descerá muito? Não. O raciocínio é semelhante ao ponto anterior: Uma menor expetativa de vitória resultará numa provável derrota e isso não causará um grande impacto. De forma análoga, o teu adversário também não subirá muito o seu rating a sua vitória era expetável.
Se vencer contra alguém mais forte, subirei mais o meu rating? Sim. Uma menor expetativa de vitória resultará numa determinante vitória para ti e isso levará a um maior crescimento do teu rating, tal como o teu oponente terá uma descida mais expressiva no seu rating porque perdeu uma partida que seria expetável vencer.
Se jogar com um parceiro desnivelado, isso afetará a subida ou descida do meu rating? Se o teu parceiro tiver um rating muito superior ao teu e isso contribuir de forma clara para que tenhas vencido uma dupla do teu nível, a subida do teu rating será menos expressiva porque o teu parceiro contribuiu mais para essa vitória. Todavia, ressalvamos que esta situação surge apenas quando existe uma grande diferença entre os membros da mesma equipa.
Se vencer 6-0 / 6-0, contribui da mesma forma que qualquer outro resultado? Não. A ponderação contribui de forma clara para uma maior pontuação nessa vitória. Por isso, se puderes vencer de forma expressiva, não percas essa oportunidade. De forma similar, se te encontrares a perder de forma categórica quando a probabilidade de vencer está do teu lado, acentuarás a descida nesse confronto.
A moral e a confiança são consideradas na determinação da tendência de vitória? Seja como jogador, seja em dupla, é um fator importante no encontro. Com isso em mente, é apurada a progressão de cada atleta nos seus últimos jogos. Assim, um jogador que tenha vencido os seus últimos encontros apresentará tendencialmente uma maior confiança e, consequentemente, contribuirá de modo fulminante para um melhor desempenho no seu jogo.
Participar num jogo entre amigos ou num torneio oficial tem o mesmo impacto no meu rating? Não. O ambiente competitivo é um dos principais fatores considerados. Jogar num torneio federado, num torneio social do clube ou num jogo de amigos são três contextos com estímulos totalmente distintos. Como tal, o impacto dos diferentes tipos de provas influenciará o valor do rating calculado após cada confronto. As provas oficiais das federações são as mais consideradas, seguidas de imediato das Ligas e de outros eventos geridos por Promotores Certificados. Eventos Regulares de Clube também são considerados e, com menor ponderação, surgem os jogos particulares.
Se parar de jogar, o que acontece com o meu rating? Sem atividade, mantém-se durante três meses. Por vezes, somos obrigados a interromper a atividade desportiva e, por isso, deixamos de registar jogos. Ainda assim, é possível verificar uma depreciação parcial durante esse período devido aos cálculos do algoritmo. É, por isso, fundamental manter um jogador ativo.
É possível registar jogos amigáveis? Também contribuem para o rating? Sim e sim. Porém, apenas são contabilizados os jogos registados em clubes certificados, isto é, partidas registadas sem local definido não entram na equação.
O rating é masculino, feminino ou misto? É Universal e não deve ser visto por separação de género. Todavia, numa realidade em que indivíduos de diferentes géneros não competem entre eles, o valor do rating pode assumir uma menor correspondência. Por outras palavras, sempre que um universo de jogadores joga entre si, o valor dos seus ratings terá uma menor correspondência com todo o universo porque formam uma ‘bolha’ isolada.
O que acontece se um grupo de jogadores competir sistematicamente num circuito fechado? Nesta situação, é provável que no primeiro momento em que um deles compete com alguém de fora da ‘bolha’ criada, haja uma menor correspondência da probabilidade de vitória. Porém, esta ação contribui simultaneamente para que a bolha seja ajustada ao padrão universal porque basta que um outsider começar a jogar fora dela para disseminar dentro dela o valor mais real ou universal que esse indivíduo vai obtendo fora da mesma. Por isso, a recomendação para evoluir no rating passa por jogar com o maior número possível de adversários.